03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
A Ayurveda Primal
08.09.2015

A Ayurveda, mais que um sistema médico para curar desordens, é um sistema que contém a sabedoria que nos apresenta à ‘Arte de Viver’. ‘Ayurveda’ pode também ser traduzida do sânscrito como ‘Ciência da Vida’. De origem indiana, é baseada em filosofia profunda e desenvolvida por milhares de anos por grandes mestres que escolheram a dedo os discípulos aos quais ensinariam esta tradição oral. Possui também um corpo bibliográfico de tratados médicos escritos por grandes Mestres como Vagbhata, Caraka e Susruta.
Possui diversas áreas de especialização médica e métodos de tratamento. As 8 Especialidades Clássicas da Ayurveda são Pediatria e Ginecologia, Medicina Interna, Toxicologia, Cirurgia, Otorrinolaringologia, Astrologia, exorcismo e Psiquiatria, Rejuvenescimento e Reprodução. Existem centenas de tratamentos ayurvédicos na Índia, desenvolvidos por milhares de anos em cada linhagem e região. Alguns compartilhados também por sua ciência irmã, a Medicina Siddha. Preparações erbais diversas, técnicas de massagem com diversas substâncias, enemas, saunas, purgações, cirurgias, meditações, posturas físicas (asanas), exercicios respiratórios (pranayamas), são exemplos de métodos terapêuticos.
Grande parte dos tratamentos ayurvédicos se dá na mudança de hábitos de vida. O conceito de Karma tem um grande peso na terapêutica Ayurvédica. Karma significa ‘ação’. O nosso estado de saúde é fruto de nossas ações, e não há nem um segundinho da nossa vida em que não estamos ‘fazendo’ algo. Desta forma, o médico ayurvédico (Waidya) nos orienta de forma a viver de forma que nossas ações nutram e equilibrem a nossa saúde. O que comer e beber? Quando, quanto, como dormir? Quanta atividade sexual é saudável pra mim? Que atividades físicas são saudáveis para mim? O lugar onde moro prejudica minha saúde? Que padrões de pensamentos são nocivos à minha saúde: o que pensar? Por isso a Ayurveda é também um sistema de educação. Somos educados à adaptarmo-nos à uma vida harmoniosa, que respeite a nossa natureza.
A premissa aqui é a de que nós somos parte da natureza. Da natureza ambiental e da natureza universal. Sim, nascemos para nos orientar pelas estrelas, acordar com o sol e dormir com a lua. Para comer os alimentos locais e da estação. Para nos banharmos com as águas da chuva e dos rios. Para caçar e pescar os animais que comemos. A vida urbana (pós)moderna nos desconecta tão radicalmente do que seria nosso estilo de vida natural, que a Ayurveda se tornou um grande antídoto para os males da modernidade. Toda a terapêutica ayurvédica tem por meta nos conectarmos com a nossa natureza interna e conectá-la com a natureza externa.
Assim como outras medicinas antigas a alquimia faz parte do sistema ayurvédico, e existe um ideal de saúde atrelado à asfera espiritual, em que o indivíduo transforma seu metabolismo de uma ordem ordinária para uma extraordinária. O uso polêmico do metal mercúrio foi o ápice da alquimia Ayurvédica no passado, assim como se ouve falar na Medicina Taoísta Chinesa, e hoje é raro encontrar algum Waidya que ainda conheça o método de sublimação do mercúrio para a fabricação do Elixir da Vida. Assim como na Medicina Chinesa, na Ayurveda também se utiliza a pulsologia como elemento diagnóstico.
Como um sistema complexo e sutil, se considera que a mente tem um grande poder. Entende-se que antes de qualquer manifestação física de desequilíbrio, a mente se desequilibra primeiro. Mente sã, corpo são. Mas o que é uma mente sã? Padrões mentais e emoções como apego, ciúme, raiva, ansiedade e sofrimento são a causa de todas as doenças. Assim, o desapego é o estado mental e emocional de Saúde Plena, de acordo com a Ayurveda. Por isso pode-se dizer que a noção ayurvédica de ‘saúde’ é uma noção espiritual.
A Ayurveda é um sistema que celebra a Vida em sua fertilidade e riqueza energéticas, envolve todos os sentidos com este belo mundo cheio de cores, cheiros e texturas, e nos guia nesta caminhada para a descoberta da nossa natureza essencial: Amor e Paz.


