03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Potencializando a Aprendizagem com o Sono
27.10.2015

Quando estamos quase dormindo, ou acordando, o cérebro opera em uma frequência específica. Nesses momentos, tendemos a confundir sonhos ou devaneios com a realidade. Experimentamos uma consciência que é distinta de quando estamos acordados, sonhando ou apenas dormindo. Nesse estado de relaxamento, qualquer informação com que entramos em contato é completamente absorvida, sem resistências do intelecto.
Quando estamos acordados, tendemos a analisar cada informação que recebemos, sem absorvê-la plenamente. No entanto, quando relaxamos, nos desligamos de nossos sentidos e a mente se torna mais receptiva. Todo conhecimento transmitido entre o sono e a vigília é apreendido profundamente e floresce inconscientemente com o tempo.
Experimente deixar a gravação de uma aula tocando enquanto dorme. Ao acordar, escute atentamente a gravação. Esse exercício construirá uma ponte entre o inconsciente e o consciente, permitindo que acesse o aprendizado noturno.
O estado de transição entre estar acordado e estar dormindo pode ser utilizado para aprender qualquer coisa, e também para acessar a intuição e criatividade, estimular a memória e, explorar as capacidades do inconsciente de modo a orientar sua mente a realizar o que desejar. Este estado era utilizado por Thomas Edison. O grande inventor sentava em uma poltrona e relaxava, buscando ter ideias e solucionar questões. Para que não dormisse e esquecesse seusinsights, segurava uma bola em cada mão, de modo, que se adormecesse as bolas cairiam no chão fazendo barulho, o que o acordaria a tempo de lembrar e anotar suas conclusões. Esse mesmo princípio era usado por Goethe e Einstein, entre outros cientistas e artistas. Podemos aprender a provocar esse estado, sem que seja preciso dormir.
Swami Satyananda Saraswati desenvolveu um método de relaxamento pleno para atingir o sono consciente: Yoga Nidra. Durante o Yoga Nidra atinge-se um nível profundo de atenção, percepção e compreensão. Através das palavras daquele que conduz o Yoga Nidra, o praticante se desliga dos estímulos externos e se concentra em seu próprio corpo, respiração, emoções e pensamentos, aprimorando sua auto-percepção e expandindo seu auto-conhecimento. No Yoga Nidra, a comunicação entre consciente e inconsciente se dá naturalmente. Em seu livro, Yoga Nidra, Satyanada relata como ensinou a uma criança 11 línguas e outros conhecimentos, através dessa valiosa metodologia. Embora, o praticante de Yoga Nidra aparente estar dormindo, está perfeitamente consciente e atento, apesar de completamente relaxado.
Referência:
SARASWATI, Swami Satyananda. Yoga Nidra. Bihar: Yoga Publications Trust, 2012.
Quer praticar Yoga Nidra?


