03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Por que dormir pode não ser relaxante?
06.11.2015

Você já teve a experiência de acordar após uma noite se sono tão ou mais cansado do que quando foi dormir? Muitas das nossas tensões físicas, mentais e emocionais do dia não são aliviadas pelo sono, se dormimos tensos.
Enquanto estamos acordados, as rápidas ondas cerebrais beta são preponderantes. Ao dormir, geralmente a frequência descende para teta (ondas típicas dos sonhos). Em seguida, permanece por um tempo em delta, quando dormimos profundamente. Nessa fase, a atividade mental desparece e o corpo se torna imóvel. Entre o estado de vigília e de sonho, passamos brevemente pela predominância de ondas alfa, quando ocorre relaxamento das tensões musculares, posturais e mentais. No entanto, muitas pessoas passam diretamente de beta para delta, sem que hajaum período de predominância de alfa. Portanto, não há relaxamento antes de atingirem o sono profundo. Por isso, acordam exaustos.
O Yoga Nidra, uma meditação guiada, embora tenha uma duração muito mais curta, pode ser mais restaurador do que dormir a noite inteira. Na prática do Yoga Nidra, as ondas cerebrais beta são substituídas por alfa por um período extendido. Ao invés de 3 a 5 minutos de relaxamento progressivo, como experienciado ao adormecermos, no Yoga Nidra, podemos ampliar esse estado por muito mais tempo, produzindo um relaxamento bem mais profundo.
Quando dormimos, os sentidos vão se retraindo um a um, até nos desligarmos do ambiente externo. O último sentido a ser desengajado é a audição, o único sentido que fica ativo durante o Yoga Nidra. Isso permite que o praticante continue ouvindo as instruções, enquanto seu corpo lentamente adormece, à medida que se desfaz de suas tensões. As frequentes ondas cerebrais alfa, durante essa prática, proporcionam relaxamento absoluto e um estado mental completamente distinto do sono.
Ao adormecer costumamos perder a consciência e apagar completamente. Todavia, no Yoga Nidra, o objetivo é preservar a consciência durante todo o processo. Assim, pela primeira vez temos consciência do dormir. Isso integra e harmoniza todos os estados mentais, podendo nos levar a estados de consciência mais amplos a medida que aperfeiçoamos a prática do Yoga Nidra.
A maioria das nós só lembra alguns fragmentos de sonhos e tem dificuldade de compreendê-los. Portanto, o conteúdo dos sonhos ficam desintegrados e a consciência fragmentada. Logo, nossas mais profundas necessidades, capacidades e atributos permanecem desconhecidos. Não sabemos quem somos, nem o propósito de nossas vidas. Sofremos por não conseguirmos conviver com nosso próprio eu.
Praticando Yoga Nidra podemos acessar todo o potencial de nossa consciência e nos conhecermos plenamente.
Referência:SARASWATI, Swami Satyananda. Yoga Nidra. Bihar: Yoga Publications Trust, 2012.
Abandone todas as tensões antes de dormir ouvindo a faixa gratuita do CD de Yoga Nidra do Arte de Si


