03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Efeitos fisiológicos e sutis do Yoga Nidra
26.11.2015

Muitas pesquisas vêm demonstrando que o Yoga Nidra (prática do sono consciente) traz grandes benefícios para o tratamento do câncer, doenças coronárias, hipertensão, úlcera gástrica, asma, insônia, ansiedade, depressão, irregularidades menstruais, cólica e TPM. Testes psicológicos têm demonstrado que o Yoga Nidra aumenta a capacidade de concentração e promove o bem estar mental e emocional, auxiliando no tratamento de transtornos psíquicos.
Outras pesquisas vêm sendo realizadas para compreender como o Yoga Nidra atua no cérebro e em nossa fisiologia, ao induzir o relaxamento. Identificou-se que o Yoga Nidra altera as ondas cerebrais, diminui a pressão sanguínea, e altera os níveis de cortisol e adrenalina (os “hormônios do estresse”) no sangue.
O estado de profundo relaxamento psicofisiológico tem sido chamado pelos cientistas como “a resposta de relaxamento”, “a entrega criativa” ou “o estado hipnagógico”. Já se reconhece que esse estado é alcançado a partir do impacto que o Yoga Nidra tem sobre o hipotálamo. O hipotálamo é a área cerebral que regula nossa homeostase. Também integra os estímulos que recebemos do ambiente, através dos sentidos, aos estímulos internos, iniciando reações mentais, emocionais, e fisiológicas. Ele libera neuropeptídios na pituitária, a glândula mestre. A pituitária é chamada assim, pois regula todas as outras glândulas endócrinas e consequentemente, todos os hormônios.
Por conta dessa função, há uma grande ênfase na saúde da pituitária no yoga e sua regulação pela glândula pineal. Esse processo está intimamente ligado ao ajna chakra. ‘Ajna’ em sânscrito significa ‘comando’, pois ele se relaciona com o comando do sistema hormonal, assim como o comando de nossas decisões. Ele é como o nosso mestre interno, que guia nossas escolhas. O ajna chakra está localizado no topo da coluna, na direção do centro das sobrancelhas, conhecido como ‘terceiro olho’.
As visualizações feitas durante o Yoga Nidra despertam capacidades adormecidas do ajna chakra, proporcionando uma ampliação da intuição, da nossa visão de mundo e do nosso propósito nele. A prática do sono consciente acorda nossa sabedoria natural!


