03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Você massageia a si mesma(o)? Por que não?
21.12.2015

Como você tem cuidado de você? Depois de um dia cheio, lidando com os desafios profissionais, familiares e de seus relacionamentos, como relaxa? Que tal receber uma massagem?
Receber massagem tem benefícios profundos que vão além do alívio de tensões musculares, o que já seria motivo suficiente!... mas que é só a ponta do iceberg. O delicioso relaxamento que promove é apenas p efeito colateral de causas que remontam o nosso desenvolvimento embrionário.
Após a concepção, o zigoto sofre divisões celulares que com o tempo começam a se especializar em o que ao fim da gestação constituirá cada tecido e órgão do corpo humano. O cérebro e a pele vêm do mesmo tecido embrionário. Por isso eles têm uma relação estreita. Grande parte do reconhecimento do ambiente externo se dá através da pele e dos receptores neurais que se encontram nela. É a pele que informa ao cérebro a temperatura do ambiente, o contato com outro ser humano, a ferida que precisa ser cicatrizada. Quando massageamos a pele, também estamos estimulando o cérebro.
A pele é nossa camada mais externa e encerra nosso corpo. Tendemos a identificar tudo que fica da pele para dentro como "eu". Ao massagearmos nosso corpo estamos reconhecendo nossos próprios limites físicos e estimulando nossos limites psíquicos, que são tão preciosos ao nos relacionarmos. A auto-massagem desenvolve nossa integridade física, mental e emocional. E, desse modo, nos nutre e aumenta a imunidade a doenças e ao estresse cotidiano.
Se o bem-estar que uma massagem provoca não bastasse para desejar ser massageado diariamente, cuidar de nosso saúde física e mental é um ótimo motivo. No entanto, o custo de receber massagens profissionais frequentes pode pesar no orçamento. Por que não massagear a si mesmo(a)? A auto-massagem é gratuita!
Formas de Auto-Massagem
Massagem com Escova: massageie-se do topo da cabeça até os dedos do pé com uma escova de cerdas naturais. Faça movimentos firmes, que deixem a pele avermelhadas, mas gentilmente. Aplique a mesma intensidade em todo o corpo, para que não haja desequilíbrio. Logo, a força que fizer nas áreas mais sensíveis deve ser usada em todo corpo. Se estiver muito agitado(a) ou ansiosa(o), faça a massagem com a escova molhada, para que seja mais suave e calmante.
Massagem com Óleo: massageie todo o corpo com óleo, começando pelo coro cabeludo e cobrindo cada parte do corpo de cima para baixo. Não apenas passe o óleo, esfregue a pele, pressionando os músculos, ossos e órgãos, estimulando que o óleo penetre a pele, sentindo cada reentrância do corpo e soltando aderências. Para que o óleo penetre na pele e não fique só na superfície, pratique em um banheiro quente, após realizar alguma atividade física que lhe faça suar e abra seus poros. A massagem com óleo deve ser feita sempre de manhã, quando ainda está fresco, antes do banho. Se após a massagem se sentir oleosa(o), é porque o óleo permaneceu na superfície.
O óleo deve ser vegetal, prensado a frio e se possível orgânico. Os óleos de gergelim ou girassol são muito bons. Quem tende a sentir mais calor do que a maioria das pessoas pode usar óleo de coco ou azeite de oliva.
Sugestão de rotina diária:
- Ao acordar faça alguns exercícios breves que lhe façam suar;
- Massageie-se com escova de cerdas naturais;
- Massageie-se com óleo;
- Aguarde um tempo para a pele absorver o óleo;
- Tome banho (água quente no corpo e água fria na cabeça).
Lembre-se de fazer tudo com muita tranquilidade e atenção. Sempre que seus pensamentos se desviarem, traga seu foco de volta para a massagem. Esteja atento(a) a cada região do corpo que está massageando. Assim, aumentará a intimidade com seu corpo, conhecendo cada cantinho de perto, observando mudanças a cada dia. Você identificará as áreas em que tende a acumular tensões. Mantenha essa consciência ao longo do dia e relaxe esses músculos sempre que lembrar, prevenindo que a rigidez se acumule.
Aprenda a automassagem na oficina "Contribuições da Sabedoria Indiana à Psicologia: Cultivando a Saúde Mental" no dia 19/01/2016 na UFRJ - Praia Vermelha.


