03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Aprendizagem e Estresse
29.12.2015

Nossas escolas, públicas e privadas, baseiam o ensino na recompensa e punição. Se o aluno compreende a matéria e consegue demonstrar sua compreensão, ele é recompensado com uma boa nota. Se não compreende o conteúdo ou não consegue demonstrar seu entendimento, é punido com um nota ruim. O mestre Satyananda Saraswati, criador do yoga nidra, diz:
"Esse pode ser um sistema de ensino, mas definitivamente não é um sistema educacional. Educação real é educar o comportamento da mente e do cérebro. Até as formas mais novas de ensinar, que foram introduzidas nas últimas décadas, não alcançam essa meta".
Em nenhum momento aprendemos a estar com nossa mente e conhecer seu funcionamento. Logo, não sabemos como aprendemos, ou como memorizamos, ou como nos concentramos. E muito menos aprendemos a escolher nossos pensamentos ou a lidar com nossas emoções. A criança se vê tomada por suas emoções e chora sem vergonha do ambiente em que está, ou faz um escândalo por algo lhe estar sendo negado, ou bate violentamente em outra criança que lhe irritou. O que o adulto, professor, mãe ou pai faz por essa criança? Lhe pune pelo mal comportamento, colocando-a de castigo pela briga ou chilique. Ou a recompensa por parar de chorar lhe dando um doce.
O que esse adulto faz quando está tomado por suas próprias emoções, sejam elas tristeza, frustração ou raiva? Cada um desenvolveu ao longo da vida seus mecanismos, mas quem tem ferramentas eficazes para manter-se estável e tranquilo, independente das situações que enfrenta? Em nenhum momento nos foi ensinado como lidar com nossas emoções ou com aqueles pensamentos ininterruptos que repetem as mesmas coisas desagradáveis.
A escola será muito mais eficaz quando ensinar a criança a se conhecer profundamente, e a trabalhar com sua mente e emoções. A aprendizagem se dará muito mais facilmente se a criança sabe como sua mente funciona e não está tomada por suas emoções. Assim, cresceremos muito mais resilientes, donos de nós mesmos, usando nossa mente para articular planejamentos e aprendizagens, sem que ela nos encha de tralha que levanta emoções tão dolorosas.
Nunca é tarde demais para aprender!


