03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Cérebro Realimenta nosso Estado Emocional com as Memórias
04.01.2016

Desde a década de 70 investiga-se em neurociências a relação entre memória e emoções. Essas pesquisas demonstraram que tendemos a lembrar mais as memórias que tem o mesmo conteúdo emocional do nosso humor atual. Essa tendência realimenta nosso estado emocional. A emoção tem a função de organizar as lembranças. Assim, todas as memórias relacionadas a um humor especifico são conectadas por uma rede. Por isso, quando estamos alegres entre amigos, é comum ficarmos relembrando experiências agradáveis.
No entanto, pessoas que estão deprimidas costumam ficar revivendo lembranças sofridas, e tem dificuldade em pensar em vivências positivas, o que dificulta a mudança de humor e a melhora desse quadro. Se tudo que se lembra é negativo, parece que a vida é infeliz em si mesma. Como ser feliz quando toda experiência é vista por esse filtro pessimista?
Esse ciclo vicioso também pode acontecer com outros estados emocionais negativos. Por exemplo, quando se está com raiva, são frequentes pensamentos de outras situações em que se sentiu raiva, como se confirmasse o direito de se ter raiva nesse momento. O que pode ser acompanhado de pensamentos como "tudo dá sempre errado", "sempre sou passado pra trás", etc.
Saber dessa nossa tendência de reforçarmos nosso humor atual, pode nos ajudar a romper com ciclos viciosos. Assim que se pegar relembrando situações que alimentam a emoção que esta lhe tomando, você pode abandonar essas memórias ao invés de ficar se deleitando nelas. Tente focar no presente. Não torne uma experiência ruim na História da Sua Vida! Sinta a emoção atual e deixe que ela cumpra seu curso. Se não ficar reativando a emoção ela passara em breve. E logo reaparecerão memórias mais positivas para lhe lembrar que a vida pode ser boa!


