03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Os diferentes Estados de Consciência
11.02.2016
“Nossa consciência desperta normal é apenas um tipo especial de consciência, enquanto em toda ela, apartadas pela tela mais transparente, repousam formas de consciência em potencial inteiramente diferentes. Podemos seguir ao longo da vida sem suspeitar sua existência, mas aplique o estímulo requerido e por um toque elas estão todas lá em toda sua completude. Nenhum saber do universo em sua totalidade pode ser final ao deixar essas outras formas de consciência desconsideradas” (William James).

Nossa consciência se apresenta de cinco modos diferentes: desperta, sonho, sono profundo, transcendental e além do transcendental. No entanto, nossa consciência pode estar adormecida mesmo quando estamos acordados. É o que experienciamos quando estamos acordados com a atenção em objetos da percepção, pensando sobre eles, sem ter consciência de si. Nos perdemos nos objetos, pessoas e situações que estamos percebendo, sem nos darmos conta de nossa habilidade de percepção ou até mesmo de quem somos.
No estado do sonho passeamos pelas impressões de nossas vivências e expressamos nossa imaginação. O conteúdo dos sonhos não é aleatório e, sim uma expressão de nosso inconsciente e podem revelar muito sobre nós mesmos. Enquanto no estado desperto nos centramos no corpo físico, no sonho ocupamos o corpo sutil, também chamado energético, que inclui nossa respiração e faculdades mentais.
Quando em sono profundo estamos imersos na pura subjetividade, embora sem consciência de si. É a fase do sono em que não há sonhos e, para muitos de nós o único momento do dia em que estamos livres de pensamentos conscientes e impressões inconscientes. Por isso, ele é responsável pela sensação de renovação que sentimos após uma boa noite de sono. Esse estado é essencial para a nossa saúde física e psíquica, por isso, precisamos entrar em sono profundo diariamente. Sobrevivemos mais dias sem água ou comida do que sem esse tipo de sono. Também podemos alcançar esse estado através da meditação.
O estado transcendental é o vazio puro da consciência, onde se acessa plenamente a subjetividade. Nele não há pensamentos, impressões ou percepções. Se está nele quando se acessa o estado de sono profundo com consciência, awareness. Um método antigo para atingir o estado transcendental é focalizar a percepção em apenas um objeto, silenciando a mente até sua consciência seja completamente absorvida pelo objeto de meditação. Tradições transcendentalistas consideram este o estado mais elevado de consciência. No entanto, quando se é capaz de manter esse estado nas atividades cotidianas se alcança um outro nível: a transcendência na imanência.
Os quatro primeiro estágios permeiam uns aos outros. Os exemplos mais comuns são: sonhar acordado; ter um momento acordado livre de pensamentos; ou ter sonhos lúcidos. Quando experimentamos os três primeiros níveis permeados pelo quarto, experienciamos o estado além do transcendental. Para visões não-dualistas este estado é reconhecido como iluminação. Christopher Wallis o descreve: "A Realidade última é simultaneamente transcendente e imanente, constituindo a substância mesma da experiência a cada momento, embora, seja mais que isso: a base atemporal sobre a qual tudo se desdobra".
Você pode ampliar sua consciência exercitando mais a interpenetração dos estados. Ao longo do seu dia tenha sempre a consciência de si, seu corpo, sensações, respiração, sentimentos e pensamentos. Experimente contemplar algo sem nomear, fazer associações ou avaliações. Procure desenvolver a habilidade de reconhecer quando está sonhando. Comece anotando seus sonhos assim que acorda e antes de dormir faça a resolução de despertar durante o sonho, assim poderá exercitar escolhas e não apenas vagar pelas impressões inconscientes. Pratique yoga para ampliar a consciência da conexão entre seu corpo físico e sutil. Aprenda a meditar e experiencie níveis mais abrangentes de awareness.


