03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
O que constitui uma Boa Mãe e um Bom Pai?
15.02.2016
É preciso muita paciência para educar. Pais e professores sabem disso melhor do que ninguém. Se estamos estressados e cansados, de onde vamos tirar energia para impor limites sem gritar, para lhes ajudar com o dever de casa, para explicar o porque de um não, para resistir aos seus testes, para lidar com seus chiliques e para acolher suas dificuldades?
Para ser um bom pai ou mãe é preciso cuidar de si. Não conseguimos cuidar de ninguém se não estamos bem. Entretanto, é em nome dos filhos que muitas vezes se deixa de cuidar de si. Dedicar-se aos filhos, casa e trabalho gera a famigerada falta de tempo dificultando fazer atividade física regularmente, alimentar-se bem, ter uma boa noite de sono ou mesmo relaxar. Porém, abdicar-se de si para cuidar dos pequenos é um tiro que sai pela culatra.

Conhece a recomendação nos aviões de em caso de emergência para colocarem as máscaras primeiro em vocês para depois colocar nas crianças? É um princípio básico, pois se você perde a consciência como cuidará de seus filhos? Esse princípio não se aplica apenas em situações de emergência, mas a toda vida. Você precisa estar consciente e saudável para criá-los. Portanto, priorizar o cuidado de si não é egoísmo, é responsabilidade, é sinal de amor aos seus filhos e a si mesmo(a).
Do que você tem se nutrido? De uma comida saudável e gostosa? De momentos de descanso em silêncio? De relações saborosas? De suas atividades favoritas? De uma boa música ou um bom livro? De ótimas companhias em um momento de lazer? De ir ao seu lugar preferido? No que colocamos nossa atenção, aumenta. O que nos cerca é uma força formadora de quem somos. Ordem, beleza e tranquilidade em nosso ambiente apóia nosso bem-estar. Os sons a que estamos expostos influenciam-nos muito mais do que nos damos conta. Já deve ter tido a experiência de ao desligar um exaustor ou ar-condicionado, sentir um alívio com o silêncio! Embora não estivesse percebendo o quanto aquele barulho estava lhe incomodando. Portanto, cuide dos sons que lhe cerca. Ao escolher uma música perceba os efeitos dela sobre você. O mesmo vale para cores e luzes.
Nutra-se do que lhe faz bem. Viva em um ritmo que não atropele a você e sua família. Aprecie o tempo que têm com seus filhos. Estejam em sintonia com eles e com a natureza. Atualmente com toda a tecnologia que temos a nossa disposição nos desconectamos dos ciclos da natureza. Temos luz elétrica para trabalharmos de madrugada, ar-condicionado e aquecedores para modular a temperatura, alimentos importados independente da estação em que estamos, ingerimos hormônios para modificar e até interromper nossos ciclos naturais. No entanto, estar em conexão com a natureza nos permite viver em um ritmo saudável e não na correria desenfreada a que somos constantemente convocados em nossa sociedade. Observe o ritmo da natureza, o tempo que leva para uma planta crescer e flores desabrocharem. Isso nos ensina a sermos menos imediatistas. Perceba as fases lunares e suas próprias flutuações hormonais e de humor. Note o ritmo de sua respiração, sua frequência cardíaca, sua digestão e evacuação.
Estar mais conectado com a natureza também inclui alimentar-se de comidas locais e da estação, assim como, ter momentos ao ar livre com seus filhos, respirando ar puro, tendo contato com o solo, observando a beleza da vegetação e dos animais, tomando banho de rio, cachoeira ou de mar.


