03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Vestibular sem Estresse
22.04.2016
A adolescência é um período muito desafiante! O jovem precisa se adaptar a todas as mudanças físicas e hormonais, assim como às transformações psicológicas e sociais. Ele passa a ter mais responsabilidades, novos interesses, começa a explorar sua sexualidade, sente a necessidade de formar uma identidade diferenciada dos pais. Além disso é colocado frente a grandes escolhas, sendo uma das mais importantes a escolha profissional. Ter que decidir que carreira seguir quando se é tão jovem pode ser vivenciado como uma grande pressão. O que se soma às cobranças quanto ao desempenho nas provas de vestibular. Tudo isso pode tornar o ano de vestibular um período bem difícil.

As pesquisas de psicologia da educação apontam que mais de 61% dos jovens vestibulandos sofrem de estresse e esse percentual chega até 92% nos dias que antecedem as provas! As meninas são afetadas com maior incidência que os meninos. Em pesquisa realizada em um curso pré-vestibular, identificou-se que 67% dos alunos sofriam de estresse, sendo que 79,2% dos estressados eram mulheres.
O estresse é uma reação do organismo para lidar com uma situação desafiante. Essa mudança fisiológica nos prepara para enfrentar a dificuldade. O estresse se torna prejudicial quando sentimos que não somos capazes de lidar com que nos está sendo exigido.Quando nos sentimos constantemente desafiados o estresse pode se tornar crônico e prejudicar a saúde. Alguns dos possíveis sintomas do estresse são: baixa concentração, falhas de memória, dificuldades de raciocínio, insônia, irritabilidade, angústia, ansiedade, cansaço, tensão muscular, taquicardia, hiperventilação, alterações no sistema digestivo, problemas dermatológicos, úlcera, enxaqueca, sensibilidade emotiva excessiva, insegurança e apatia. O estresse contínuo pode levar ao desenvolvimento de depressão, transtornos alimentares, obesidade e outros distúrbios.
Os pesquisadores da área consideram que a habilidade em lidar com estresse e a ansiedade é fundamental para o desempenho no vestibular, pois o nervosismo pode prejudicar o desempenho nas provas. É importante resgatar a função pontual do estresse: nos mobilizando para lidar com o desafio e em seguida relaxando de volta. Atividades físicas podem ajudar a sairmos do estado de alerta, mas em alguns casos é preciso aprender a relaxar intencionalmente.

Práticas de relaxamento guiadas como o Yoga Nidra podem ser muito úteis para combater e prevenir o estresse, assim como outras técnicas de Yoga e Meditação. Essas práticas têm sido objeto de pesquisas científicas em todo o mundo. Diversos benefícios já foram comprovados, dentre eles estão: aumento das habilidades cognitivas, como concentração, memória e raciocínio; ampliação da criatividade, estabilidade emocional e resiliência; melhora da auto estima; redução da agressividade, insegurança e oscilação do humor; aquisição de disciplina e responsabilidade; e fortalecimento da imunidade, prevenindo doenças. Visando esses e outros benefícios, inúmeras instituições de ensino renomadas ao redor do mundo já incluíram Yoga e Meditação no seu cotidiano. No Brasil já ultrapassam 190 escolas. O Projeto Social Aprender de Si tem levado essas práticas para escolas do Rio de Janeiro, com excelentes resultados!
É possível ter um ano de vestibular tranquilo? Sim! Basta aprender a manejar o estresse.
Experimente a prática de Yoga Nidra.
Participe de oficinas de relaxamento e meditação.
Contate-nos para levar o projeto Aprender de Si para sua escola.
Compre o CD de Relaxamento Profundo.
Associe-se ao Clube de Meditação.
Marque uma aula individual e aprenda a meditar online.


