03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
O Estresse pode Salvar sua Vida?
30.06.2016
Quando enfrentamos uma situação de perigo, os nossos sistemas nervoso e endócrino desencadeiam reações fisiológicas que nos preparam para lutar ou correr: o batimento cardíaco acelera, os vasos sanguíneos se dilatam levando mais oxigênio parar os músculos, a respiração fica mais acelerada, transpiramos mais, etc. Esse mecanismo coloca nosso corpo em sua potência máxima de reação para assegurar nossa vida, e vem garantindo a sobrevivência de nossa espécie aos ataques de predadores e outros riscos.

No entanto, se em uma situação social temos uma reação emocional grande, por exemplo ficar irritado com alguém do trabalho ou da família, o corpo entende esse estresse tal qual se tivéssemos sendo atacados por um leão e nos prepara para correr ou lutar. Quando sentimos intensamente medo ou raiva, por exemplo passamos pelo mesmo estresse físico de uma situação de vida ou morte. Todavia, a maioria dos desafios cotidianos não exige enfrentamento físico propriamente dito. Então, nosso corpo permanece parado apesar de toda a ativação fisiológica para lutar ou correr. Desse modo, os músculos ficam muito tensos.
Esse estresse excessivo sobre nosso organismo pode se tornar crônico. Quando reagimos emocionalmente a diversas situações ao longo do dia, o nosso corpo sente como se tivesse passado o dia correndo perigo e tentando se proteger. Não é à toa, que ao fim de uma semana, é comum nos sentirmos exaustos.
Portanto, não podemos nos livrar completamente do estresse, nem devemos, afinal, ele garante que estamos preparados para lidar com os desafios com que a vida nos surpreende. O que podemos fazer é nos livrar do estresse negativo crônico de estar sempre nos preocupando ou nos chateando com os detalhes de nossas vidas.
Pra começar, que tal relaxar profundamente com uma meditação guiada?
Tags:


