03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Os 12 Estágios de Desenvolvimento Humano
10.07.2018

Tradições não-duais orientais ensinam como podemos encorporar toda a plenitude humana, através de doze estágios de desenvolvimento.
A Visão dos 12 Estágios é um mapa do cultivo de autoconhecimento. A partir desse mapa podemos reconhecer "onde estamos, para onde a vida está indo e como ela pode se desdobrar em sua extensão máxima" (Liu Ming e Steven Tainer). Isso facilita apreciarmos a nós mesmos e nossa vida atual, reconhecendo nossa própria natureza em relação com o todo.
Esse ensinamento é muito importante para todos que estão se autodesenvolvendo, inclusive através da meditação e do yoga. Uma prática de meditação que não é embasada pela visão correta pode deturpar seus efeitos e tornar a pessoa mais aérea e menos engajada com sua própria vida. Enquanto que meditar de acordo com a visão correta, pode proporcionar uma vida mais feliz, equilibrada, saudável, livre e dedicada a atividades com propósito.
Para isso é importante entender o objetivo de cada técnica de meditação, quando pode ser útil e até onde ela pode lhe levar. Em cada etapa do seu desenvolvimento, é preciso cultivar habilidades, virtudes ou estados específicos, e ter determinados cuidados.
Muitas práticas meditativas buscam transcender os aspectos humanos. Todavia, a Visão dos 12 Estágios ensina como a meditação e yoga podem levar a acessar todas as possibilidades e potências humanas, manifestando toda a sua #natureza.
O estágio 12 é chamado de Retorno à Fonte, é a vivência mais plena e profunda do relacionamento humano com a Natureza.
A Ilustração é de Xiao-Lun Lin do livro 'Dragon's Play' de Charles Balyea (Liu Ming) e Steven Tainer


