03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Desejo e o Estágio 1 de Desenvolvimento Humano
14.07.2018

Essa imagem representa o 1o estágio de desenvolvimento humano, segundo o ensinamento dos '12 Estágios' de tradições orientais não-duais.
O macaco é um símbolo de um aspecto, ou tipo de comportamento humano. Está relacionado ao nosso desejo.
No estágio 1 de desenvolvimento, nos identificamos com nosso desejo. Achamos que precisamos daquilo que desejamos. É compulsivo! Tão logo um desejo é satisfeito, surge outro.
O macaco só se preocupa em conseguir frutas para se alimentar. Para isso está sempre pulando de galho em galho, num movimento quase que automático e inconsciente.
Não há praticamente autoconhecimento e autorreflexão. Tudo que o macaco conhece são os galhos em que vive. Tem uma visão limitada da realidade, marcada por alienação, consumismo, hedonismo, impulsividade, reatividade, egocentrismo e solidão.
O macaco tem dificuldade em dar continuidade ao que começa e quase não planeja. Sua vida é caótica e sem direção.
Quer reconhecer essa energia de macaco em você? Faça uma experiência: sente-se com a coluna esticada, sem recostar em nada. Olhe para um ponto no chão e comece a contar sua respiração de 1 a 10. Se sua mente se distrair ou produzir pensamentos volte para o 1. Verá que é difícil manter a mente focada apenas no ponto, respiração e contagem. Facilmente ela se distrai com estímulos do ambiente, pensamentos sobre o exercício ou sobre outras coisas. Esse aspecto agitado da mente é o macaco!
No estágio 1, a meditação é vista como um antídoto para resolver um suposto problema.
Quando a pessoa se dá conta que está sempre desperdiçando energia, correndo atrás de desejos sem fim, sem nunca se sentir plenamente satisfeito, surge um desejo novo: de mudança! Então, ela passa ao estágio 2 e começa a tentar controlar seu desejo.
Leia mais sobre os 12 estágios de Desenvolvimento Humano
Ilustração de Xiao-Lun Lin do livro 'Dragon's Play' de Charles Balyea (Liu Ming) e Steven Tainer.


