03.07.2020
09.06.2020
03.06.2020
26.05.2020
23.05.2020
04.02.2020
Posts Recentes
Em Destaque
Você está caindo no Funil da Exaustão?
09.06.2020
Quando você tem pouca energia no que você foca? Muitas pessoas quando estão se sentindo com pouca disposição, dão prioridade ao trabalho, cuidar da casa ou outros compromissos assumidos, abrindo mão do lazer. Por exemplo, deixam de passar tempo com os amigos, para descansar e conseguir cumprir os afazeres.
O problema é que às vezes o estresse já é tanto, que é difícil relaxar e dormir um sono reparador. Poupando nossa energia, tendemos a abrir mão justamente daquilo que nos faz bem, como socializar com amigos, fazer atividade física, meditar, nos dedicar a hobbies e outras atividades que dão prazer.
Sentir-se cansada(o) ou desanimado(a) pode dificultar fazer boas escolhas na direção em que desejamos que nossa vida siga. Ao invés de nos dedicarmos ao que pode melhorar o nosso humor ou disposição, deixamos de lado essas atividades, considerando-as menos importantes do que aquilo que nos cobramos de fazer.
Se você vêm abrindo mão daquilo que enriquece seu dia-a-dia, sua vida pode se tornar cada vez mais restrita, como mostra o Funil da Exaustão proposto pela psiquiatra Marie Åsberg, desenvolvendo distúrbios de sono (insônia ou sono em excesso), dores, sintomas inexplicáveis, culpa, tristeza ou apatia, depressão ou síndrome de burnout. A psiquiatra diz que geralmente as pessoas que caem nessa espiral não são os preguiçosos, e sim os trabalhadores que mais se preocupam com seu desempenho profissional, ou outro tipo de performance que valoriza.

De fato temos muito responsabilidades que não podemos simplesmente abandonar, mas às vezes dedicamos nossa energia excessivamente a elas, e ainda a outros fardos que impomos a nós mesmos, por exemplo: ser a mãe perfeita, ser o melhor da minha equipe, ter um corpo de modelo... Perseguir esses e outros ideais é exaustivo.
Se o seu humor ou disposição já anda em baixa, talvez você pense: Não tenho energia pra... (me exercitar, meditar, socializar com a família ou amigos, etc). Então, desiste justamente do que poderia elevar seu humor e motivação. E como passa seu tempo? Pensando em como está insatisfeita(o)? Se distraindo com redes sociais que só mostram como os outros parecem estar melhores? Isso está ajudando? Repense suas prioridades e dedique um pouco do seu tempo ao que te faz bem.


