top of page

Como a Ansiedade é afetada pelo Ciclo Menstrual

Muitas mulheres sentem uma variação de ansiedade ao longo do ciclo menstrual 📈. Quem já sofre com a ansiedade percebe isso mais intensamente.

Mulheres que têm TPM tendem a perder o controle de suas emoções 🤯, podendo ter atitudes explosivas ou até agressivas.

Os cientistas acreditam que isso se deva a flutuações na atividade serotonérgica (neurotransmissores) 🧠 durante o período pré-menstrual, combinado a mudanças nos hormônios sexuais (particularmente do estrógeno)♀️ e dos ritmos biológicos, contribuindo para o surgimento de sintomas pré-menstruais em algumas mulheres (Montes e Vaz, 2003).


⚠️ Mas não é tudo físico. A vulnerabilidade à síndrome pré-menstrual, para Halbreich (2001), é conseqüência de circunstâncias externas. A quantidade de estresse vivida impacta na forma como a mulher reagirá às mudanças hormonais ao longo do ciclo.

A flutuação do humor e rompantes agressivos 🤬 podem mascarar um quadro de depressão 🌧️ que requer tratamento psicológico. Quem sofre de síndrome pré-menstrual, tem mais tendência a pensamentos negativos, irritabilidade, ansiedade e depressão.


Na Terapia, minhas clientes aprendem maneiras práticas para lidar com situações estressantes e superar relacionamentos tóxicos 💀, que podem estar na causa da depressão, ansiedade e outros transtornos.

Você se sente mais 😟 ansiosa ou 😥deprimida em alguma fase do ciclo menstrual? Me conta 🗣️


Leia o artigo científico aqui.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page